domingo, 27 de setembro de 2015

Como definir uma pessoa grande?


"Como definir uma pessoa "grande" se é do ser humano ter atitudes tão pequenas? 

A concepção dessa palavra é tão pessoal, que com certeza encontraríamos uma infinidade de descrições. Alguns se apegariam nas ações, outros achariam que têm a ver com a postura e teriam aqueles com a ideia de quem depende do que o outro tem. Montaríamos uma lista, mas o resultado seria um só: ponto de vista. 

As pessoas não passam um dia que seja sem julgar. Julgamos atitudes, ou o que achamos delas. Julgamos palavras, ou como as interpretamos. Julgamos ideias, ou aquilo que não concordamos. É muito mais um visão nossa do que aquilo que o outro realmente diz. Somos capazes de justificar qualquer coisa segundo a nossa sublime vontade.

É natural que a opinião própria esteja acima de todas as coisas, mas até que ponto somos imparciais? Não acredito que seja unanimidade, mas com certeza a maioria vai pelo caminho mais fácil. Não gostei, não concordo, não quero tentar entender. 

Existe uma infinidade de situações desagradáveis. É verdade que muita gente nem sempre vai agir como gostaríamos. Mas uma boa dose de análise antes do julgamento vai sempre bem, obrigada. A gente seria de fato grande se não se apagasse tanto a coisas pequenas."

Fernanda Gaona



2 comentários:

  1. Um amigo meu sempre dizia: "Não chegamos à hora do almoço sem lugar ninguém..."
    Adorei essa reflexão que você nos traz.

    Fê, nesse final de semana eu fui a um evento pela Paz e conheci o biógrafo do Prof˚Hermógenes e claro, lembrei de você!
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Que delícia ser lembrada por uma causa tão especial hein! É um elogio.
    Hahaha. Um beijo.

    ResponderExcluir

Namastê!