segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Um diálogo ou um duelo?


"As conversas construtivas dependem da capacidade dos parceiros sentimentais ouvirem com atenção e respeito as frustrações e mágoas do outro.
Quem quer ter um elo conjugal longevo e gratificante tem que se preocupar com o seu próprio bem-estar, assim como com a felicidade do amado.
Nosso parceiro sentimental é alguém que admiramos; o mais sábio é prestar atenção e levar em conta seus argumentos e pontos de vista.
Ouvir o que o amado está dizendo sem prejulgar é uma arte a ser cultivada: respeitar, de fato, opiniões divergentes é o que nos faz crescer.
Aqueles que querem se entender não se exaltam e nem brigam por força de diferenças de opinião: agem com delicadeza e cuidado com as palavras.
Os que gostam ou necessitam das brigas ouvem o parceiro; mas, ao mesmo tempo buscam os argumentos para "derrubar" aquilo que está sendo dito.
Os que gostam de brigar não estão interessados em se aproximar das boas soluções; estão numa luta e o único desejo é o de saírem vencedores.
É triste acompanhar o que se passa com um casal que está brigando em torno de alguma diferença: não se presencia um diálogo e sim um duelo!"

Flávio Gikovate





Um comentário:

  1. É verdade, Fernanda, na maioria das vezes um nem ouve o outro só está pensando no argumento que vai usar em seguida para provar que tem razão!
    Dialogar de verdade é uma arte difícil...
    Bjs

    ResponderExcluir

Namastê!