domingo, 4 de março de 2012

Críticas



" Talvez uma das arestas da personalidade humana que mais necessita ser lapidada é a crítica, aliada muitas vezes, pela inveja e maledicência. Diante dos acontecimentos chocantes do dia a dia e face a determinados comportamentos equivoca-dos vem a tentação de criticar.
Se você está na hora de criticar alguém, pense um pouco mais, antes de iniciar.
Se o seu parente está em erro, lembre-se de que você vive junto dele para ajudar.
Se seu companheiro faliu, é chegado o momento de ampará-lo e não apenas condená-lo.
Se o próximo caiu em falta, não é preciso que alguém lhe agrave as dores da consciência.
Não imaginamos a força das palavras que muitas vezes são suficientes para arruinar, denegrir as atitudes alheias, onde as falhas são apontadas e as qualidades ignoradas.
Quando somente as deficiências são apontadas, esse tipo de procedimento em nada ajudará aos criticados, que se irritarão piorando ainda mais a situação, porque a critica acida, inspirada pelo ressentimento ou pela inveja, em nada auxiliará, promovendo desajustes entre os envolvidos. 
O ser humano não gosta de sofrer criticas, mesmo quando merecidas. O que fazer?
A palavra gentil de ajuda e esclarecimento produz melhor efeito do que a acusação irada ou censura severa. A melhor maneira de criticar o erro alheio será agir com acerto na forma de atuar, pois, a força da retidão expressa pela conduta e não simples-mente pelas palavras.
Evitemos a critica, forma sutil da "vingança", e não, raro de despeito.
A vida é uma lição de correção e dignidade, sem a necessidade de só apontar os erros alheios. A critica destrutiva e a reprovação, em nada contribuirão para o aprimoramento do outro, mesmo que a nossa opinião seja austera e condenatória." 

Francisco C. Xavier 





Um comentário:

Namastê!