quarta-feira, 21 de março de 2012

Aprenda a viver com a confusão


"Disseram a Osho: Osho, eu acho que penso claramente, mas no fundo eu apenas vejo confusão. Ás vezes eu penso que sei, mas descubro que nada sei. Eu apenas achava que sabia.
Aprenda a viver com a confusão. Não tenha pressa de concluir. A confusão não é necessariamente algo errado.Não a rotule como sendo confusão. Rotular é errado. Algumas vezes um rótulo errado pode criar muitos problemas.
Isso não é realmente confusão: é um estado de transição, de mudança. Você se desenraizou do velho solo e está procurando pelo novo, e entre os dois, isso acontece. Isso não é confusão, isso é apenas um hesitante de crescimento.
Isso é crescimento e sempre que existe crescimento costuma-se rotular como confusão. Mas ao rotular como confusão, você está interpretando errado e começará a tentar resolver de algum jeito. Se você chamar isso de crescimento, então não haverá pressa em resolver. Na verdade, você terá que dar suporte a isso, pois é crescimento. Se chamar de confusão, você estará condenando e terá que encontrar uma maneira de resolver isso.
Não há necessidade de sair disso, aprenda a viver com isso. Aprenda a viver com todos os tipos de estado que estarão surgindo. E se algumas vezes for confusão, o que há de errado na confusão?
Nos ensinaram erroneamente que devemos ser absolutamente claros. Somente os tolos conseguem ser absolutamente claros, somente os tolos estão certos.
A confusão é natural: ela é o caos criativo dentro de você. É somente a partir desse caos que a criatividade começa. Chame isso de caos criativo, não chame de confusão."

Osho. 






3 comentários:

  1. Ando então no caos criativo, Fernandinha rsrs Que lindo post, uma bela reflexão.
    Beijos e boa quinta.
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Fernanda!!! Adorei seu comentário e obrigada pelas visitas!!!

    Então, eu fiz Psicologia na UFSC e depois fui pra formação em Psicanálise, comecei estudando Freud e depois parti para Lacan, acho que foi por causa da minha Psicanalista, hehe... Achei Lacan mais completo e parecia ser mais "prático" na hora das sessões sabe??? Dava para ver a teoria na prática sabe??? Aí tive consultório por 5 anos em Floripa, e era bem legal, amava atender e sempre tive vários pacientes... Só que quando me mudei para Tubarão, que é uma cidade menor, as coisas pareciam não acontecer sabe?? Aí fui trabalhar na área social (que também amo) e acabei deixando o consultório de lado, mas ainda voltarei, se Deus quiser!!!
    Essas músicas que tocam aqui no blog trazem uma calma... Já percebi que você sim, deve coseguir mudar o dia de muita gente com seus textos... NAMASTÊ!!! Beijãoooo flor

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!!! Faz a gente se sentir mais resolvida parece, hehe...

    ResponderExcluir

Namastê!