quarta-feira, 29 de junho de 2016

Lidando eficazmente com a raiva


"A raiva nada mais é do que uma expressão da dor e da expectativa. Entre aquele que deseja e aquilo que é desejado, há um obstáculo bloqueando a realização do que se deseja. Devido a este obstáculo, o desejo é desviado. Esta forma desviada do desejo ou da expectativa é o que chamamos de raiva.
O problema é que não incluímos os obstáculos em nossas expectativas, porque não os queremos. Mas a vida é de fato cheia deles. Mesmo ao respirar temos obstáculos. No ato de pensar, definitivamente, enfrentamos obstáculos, como quem sofre um bloqueio de criatividade. O escritor não pode começar a escrever, mas, uma vez que ele ou ela comece, se torna mais fácil e, eventualmente, as palavras começam a fluir.
Da mesma forma, existem obstáculos em tudo. Mas, porque nós não podemos tolerá-los, nós acabamos ficando com raiva. Na verdade, às vezes, nós somos o nosso próprio obstáculo. Há um Ser ideal, algo que eu quero ser e há um Ser verdadeiro, que é muito diferente; porque nos dividimos deste modo, ficamos com raiva de nós mesmos. Aqui, também, vemos que a raiva nada mais é do que uma expressão da expectativa.
Viver sem expectativas não faz sentido. Portanto, eu diria, viva com expectativas e deixe que as expectativas incluam obstáculos também. O que pode dar errado vai dar errado. Inclua essa máxima em suas expectativas. Esta é uma afirmação muito sensata e não significa que você deseje ou faça as coisas para darem errado. É, de fato, uma afirmação totalmente positiva.
As coisas podem dar errado e, se derem errado de fato, considere isto um progresso. Então, não haverá raiva. Se há alguma possibilidade das coisas darem errado, você pode certamente se precaver, sendo cauteloso e evitando todas as armadilhas conhecidas. Isto é ser objetivo. Esta é uma parte importante do planejamento, bem como fazer o que tem que ser feito.
Apesar de todos os planejamentos e precauções que você possa tomar, no entanto, você deveria considerar que as coisas podem dar errado. Assim, você pode ser objetivo apenas quando leva em conta essas possibilidades."
Swami Dayananda.
Fonte: Página do Facebook de Pedro Kupfer




Um comentário:

Namastê!