segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Preparando a Meditação

A meditação é uma parte importante da ioga - especialmente na busca do pensamento correto e pelo relaxamento correto. A prática regular da meditação coloca a mente no presente. Não desista quando a sua mente começar a ir de um pensamento ao outro, ou de uma emoção a outra. Se continuar a observar e a limpar a mente, ela acabará se tornando um oceano vasto e tranquilo. A arte está em aprender a mergulhar cada vez mais nessa consciência oceânica para alcançar uma consciência pura do que é simplesmente ser.

Dicas para a meditação:
- Estabeleça um horário fixo todos os dias, o melhor é ao acordar ou antes de se deitar.
- Pratique antes de comer, para não sofrer interferências,
- Comece com 10 ou 15minutinhos por dia e vá aumentando o tempo aos poucos.
- Escolha um lugar limpo, tranquilo e bem ventilado para praticar.
- Use roupas confortáveis
- Se tiver a tendencia de pegar no sono, tome um banho relaxante antes de praticar.



Posições para meditação: 
- Postura simples: Está é a posição tradicional para a meditação, mas se você sentir um desconforto sente-se em cima de um bloco. Com as pernas cruzadas, apoiado nos ossos das nádegas, fique de coluna ereta, com as mãos nos joelhos de palmas para cima. Feche os olhos e relaxe o corpo, com a coluna em estado de alerta.

Dica: Pra quem te dificuldade de relaxar as músicas ajudam muito e há vários vídeos no Youtube de meditação dirigida. Se sentir que não consegue - principalmente no começo - a deixar de pensar em algo, tente pelo menos não se apegar ao pensamento, deixe ele fluir como se fosse apenas um vento.

A respiração é muito importante na meditação, mas não apenas para a meditação, mas para uma vida equilibrada e saudável. Em geral respiramos de maneira rasa e superficial (só pelo peito e não pela barriga). Essa respiração ruim pode nos levar a tensões físicos e a vários tipos de problemas. Portanto, inspire e expire pelo nariz, mantendo um ritmo uniforme e natural. Mantenha-se consciente da respiração o tempo todo.

Fonte: 1001 Pérolas da Sabedoria da Ioga.



Um comentário:

  1. Vou passar o link do seu blog para minha amiga Ximone, ela adora ler, praticar e falar sobre Yoga.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Namastê!