quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Yoga é o caminho do meio




"Faz um certo tempo que queria escrever um texto sobre isso. Notadamente não sou um erudito em psicologia, sou simplesmente um dedicado praticante e estudioso do Yoga. Experiencialmente, tenho muitas coisas a contar sobre os efeitos da prática do Yoga em seus aspectos emocionais.
Reich, um dos expoentes estudiosos da psique humana do século passado, ao lado de Jung e Freud, teorizou sobre as couraças. Seriam as impressões em nosso corpo, nos músculos, deixadas por todas as experiências.
Sejam lembranças e ou traumas que temos ao longo da vida. Por tanto, nosso corpo e nossa postura seriam moldados pelas nossas lembranças e sentimentos.
Todo o padrão de comportamento, ansiedade, irritabilidade, medos, por exemplo, estariam estampados em nosso corpo, em nossos músculos, nessas couraças. Um trabalho aprofundado de autoconhecimento do corpo, de alongamento, fortalecimento e energização, feito de forma metódica, poderia por conseqüência, livrar-nos dessas couraças e tensões musculares. Em minha experiência pessoal considero o Yoga um trabalho ideal nesse sentido. Completo. Que me ajudou e vem me ajudando muito. Pouco se fala sobre esse efeito terapêutico do Yoga.
Lembro-me de quando comecei a praticar Ashtanga Vinyasa Yoga. Mesmo tendo vindo de seis anos de prática de Jiu-Jitsu, estar em boa forma, e praticando regularmente surfe, não me sentia capacitado a realizar os mais básicos exercícios do Yoga. Fiquei chocado! Não tinha o menor poder de concentração. Não tinha o menor controle da minha respiração. Não me sentia preparado para manter-me emocionalmente equânime diante as desafiantes posturas do Yoga. Não sentia força nem resistência nos músculos que precisava. Não tinha flexibilidade. Não tinha a menor noção de equilíbrio. Minha coordenação motora era primaria.
Tive muita sorte em ter como primeira professora a Jamile Ansolin. Isso no tempo que morei lá em Floripa. Ela teve muita paciência comigo, muito carinho, além, é claro, de ter muita experiência teórica e vivencial de Yoga. Aos poucos ela foi me ensinando que Yoga não era uma competição. Minha mente provavelmente muito acostumada em competir, tanto pelo Jiu-Jitsu, quanto pela vida profissional, se escorregava sempre em fazer as posturas competindo, querendo ser melhor que eu mesmo e que as outras pessoas da sala. Como se eu quisesse provar algo a alguém. Patético! Ela foi me mostrando que Yoga é um caminho para dentro, de interiorização, de autoconhecimento, de auto-aceitação. Não há competições. Não há pressa.
O Yoga nos impõe vários desafios, o primeiro talvez seja o de observar a nossa própria respiração durante as posturas. Observar que tipo de pensamentos afloram em nossa mente, decorrentes das posturas e que tipo de sentimentos surgem, sejam de raiva, medo, prazer…Ou seja, o desenvolvimento da consciência testemunha.
As posturas são também um grande desafio, exigem força, alinhamento, noções de equilíbrio, entre outras coisas, como paciência. Com a prática, com o processo de aprendizado, com a auto-observação, fui desenvolvendo força, equilíbrio, controle da respiração, flexibilidade, coordenação motora, capacidade de concentração e por fim, certa equanimidade emocional diante das desafiantes posturas.
Sim, o trabalho corporal do Yoga é muito profundo, muito forte, sentia e ainda sinto, cada vez mais meu corpo mais forte e ao mesmo tempo sem tensões. Aos poucos fui conhecendo todas as amplitudes de movimento, todas as capacidades. Fui conhecendo os sentimentos que afloravam, fui observando como me sentia, o que guardava.
Pra quem me conheceu antes do Yoga não é surpresa que eu era uma pessoa extremamente impulsiva, compulsiva e ansiosa. Diferente de hoje, acredito. Era muito insensível também e não me emocionava e nem chorava com nada. Era bloqueado. As experiências que tive e ainda tenho com as posturas do Yoga são muito fortes e sensibilizantes. É num primeiro momento estranho perceber que às vezes posturas simples podem desencadear emoções das mais diversas, como extrema alegria, paz, choro, raiva, medo, prazer, felicidade, um leque tão grande…Isso tudo, a percepção e a libertação gradativa das couraças e dessas impressões em nossa postura e músculos, o que só a prática proporciona, foi trazendo, consciência corporal, resolução emocional, maturidade, equilíbrio e paz. Sem contar na sensação ecologicamente correta de que o universo inteiro é uma família. Na visão Hindu, as posturas vão liberando os canais de energia…
Não posso deixar de dizer também do que a prática do Yoga faz com o corpo. Além de ganhar uma flexibilidade incrível, nunca me senti tão forte e resistente. O corpo fica forte por igual, nada desproporcional e com pouca gordura. Sinto-me um menino ágil. Gosto de arvorismo, faço escalada em rocha, ando muito de bicicleta e surfo quando posso. Um tempo atrás visitei meu professor de Jiu-Jitsu, fiz uma aula e algumas lutas. Puxa, lutei como se estivesse treinado e já não pratico há cinco anos! Resumindo disposição não me falta. Mérito unicamente do Yoga.
Ressalto que o Yoga não pode ser confundido com rebuscação estética, como para desenvolver um abdome “tanquinho” ou coisa do gênero. O corpo fica desenhado sim, mas como conseqüência. O Yoga busca plenitude em todos os âmbitos, principalmente emocional e espiritual para alguns. O corpo em forma seria apenas um “efeito colateral”.
Hoje me sinto mais humano, mais sensível, mais equilibrado e conhecedor dos meus limites. Como já dizia meu pai: “Você é muito 8 ou 80!”. Nas escrituras antigas diz-se que: “Yoga é o caminho do meio”. Bom, eu estou buscando."


E é por tudo isso que eu Amo a Yoga 






6 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Lindo texto, o yoga realmente é tudo de bom....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amo yoga, faz parte do meu equilíbrio...adorei o texto, maravilhoso! beijos e uma boa noite, minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Nunca a pratiquei, mas deve ser legal mesmo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Pratiquei Yoga uma vez, com um grupo de amigas, em uma das cidades onde morei!
    Adorava!!! Sinto falta das meditações, do clima e principalmente do grupo...
    Passando para te desejar um maravilho final de semana!!!!
    beijão! :)

    ResponderExcluir
  5. Fer, tu deve ser como eu, cheia de livros à espera para leitura, a gente vai pedindo, vai ganhando e para nossa alegria a pilhinha crescendo, hehe... Se tu gostou do filme Qual seu número, o livro deve ser muito muito bom né??? Mas tu sabe que era para ser Fiquei com Seu número, da Sophie??? Meu cunhado se confundiu, hahahaha, mas eu não quis trocar, acho que vou gostar desse também, o da Sophie eu peço em outra data, hehehe...
    Beijãooo flor

    Ahhh e yoga é tudo mesmo, é terapia, é respiração é vida...

    ResponderExcluir
  6. Vou voltar para o yoga essa semana eu acho Fê, eeeeeee... Minha profi está na Índia, mas tem uma menina muito legal dando aula no lugar dela também...

    ResponderExcluir

Namastê!