sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A aceitação é difícil. Ou seria fácil?


A não aceitação é um brigar com uma realidade que já é. Nada pode ser mais difícil ou insano
do que isso. Os momentos que se sucedem são do jeito que são. Muitos deles não tomam a forma
que nós desejamos. Quando isso ocorre, surge um sofrimento interior ao qual chamamos de não aceitação.
As pessoas agem da maneira que agem, têm seu próprio comportamento e modo de pensar. E quando 
elas não agem conforme nós gostaríamos, surge também a não aceitação. Essa resistência não
tem poder algum de mudar a situação exterior ou o comportamento de alguém. Mas, inconscientemente,
é como se achássemos que nossas reclamações mentais e nosso desconforto interno fossem mudar algo.
Precisamos então praticar a aceitação de uma forma paciente e persistente, porque nossa mente está viciada
em resistir e causar sofrimento. Me pego muitas vezes por dia tendo pensamentos de não aceitação, que não mudam em nada a situação e me trazem desconforto interior. Quando percebo, dou-me conta da insanidade que é esse tipo de pensamento e procuro abandoná-lo. Isso acontece desde pequenas coisas até eventos
mais significativos. Agora mesmo, ao escrever esse texto, o cursor do computador ás vezes muda sozinho de local e vai parar em outro lugar da página. Eu tenho que pegar o mouse, retornar ao ponto certo e corrigir o erro. Não sei porque meu computador faz isso sozinho. Automaticamente surge uma irritação que nada mais é do que resistência interior. Reclamações inconscientes do tipo "isso não deveria ter acontecido" 
"droga agora tenho que parar esse texto" e redigitar algumas coisas. O desconforto surge de forma automática pelo longo condicionamento mental que vem sendo passado de geração a geração. Mas isso não significa que não possa ser mudado. Com a prática, eu percebo que minha mente vem reclamando e insistindo menos. Cada vez mais rapidamente, consigo perceber e largar esses pensamentos de resistência. As vezes me deixo levar por eles mais do que poderia. O importante é continuar praticando sempre. 
Quando alguém é antipático, grosseiro ou age de forma contrária o gatilho da não aceitação é disparado em nós, gerando raiva, irritação e outros sentimentos. Outro dia fui a padaria, dei um boa tarde e a atendente não me respondeu, rapidamente surge os pensamentos "nossa, que moça mais mal educada", Percebi o que ocorreu, larguei o pensamento e fiquei em paz. Deixei a moça ser do jeito que ela é. Não briguei mais com o que aconteceu. Quando você aceita, é como se você se tornasse transparente, e assim, as ofensas e outras coisas que poderiam ser desagradáveis passam através de nós. São exemplos simples, mas que servem para qualquer situação. Existe até uma cobrança social para que se reaja de forma emocional a determinados eventos. Já observei pessoas comentando como "como fulano pode ficar assim tão tranquilo diante dessa situação?" 
Por isso é importante a prática, a aceitação é o fácil que a mente distorce e interpreta como sendo difícil.

Trecho do texto de Andre Lim

 Deepak Chopra tem uma frase que trabalha a aceitação. 

"Hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, fatos como eles se manifestarem.
Minha aceitação será total e completa. Verei as coisas como são no momento em que ocorreram
e não como eu gostaria que fossem"

Que em 2013 nossa aceitação seja trabalhada. 








5 comentários:

  1. E não é tão fácil assim trabalhar a aceitação, mas no momento que conseguimos dar os primeiros passos, tudo vai ficando melhor!! Muito bom texto, Fê!

    Bom final de semana!!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  2. Fer:
    Sou do tipo que posso ás vezes não concordar com certas atitudes, mas prefiro aceitar.
    É uma maneira que encontrei de tentar conviver com as pessoas em absoluta harmonia, paz e tranquilidade.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, se deixarmos um pouco de olhar só para nós mesmos, aceitaríamos melhor o nosso próximo, pois não iríamos compará-lo com ninguém, apenas conhece-lo, xeros flor...

    ResponderExcluir
  4. Fer,

    Ultimamente estou seguindo a mesma linha da Silvana e não é porque estou "em cima do muro" é para poder conviver melhor e sem se estressar muito.

    Um ótimo fim de semana.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fe!
    Olha bacana este texto.
    Pode ser dificil, mas quando olhamos mais para o outro e menos para nós mesmos poderíamos colocar em prática a caridade, a compaixão, a generosidade, o carinho, o amor...
    Sentimentos simples que escondemos no nosso interior e quase nunca mostramos...
    Obrigada pelo carinho
    Beijos grandes e bom domingo!

    ResponderExcluir

Namastê!