sexta-feira, 4 de maio de 2012

Novas Estratégias para Velhos Problemas


Quando não se faz tempestade em copo-d'água, a vida pode não ser perfeita, mas permite que aprendemos a aceitar com mais complacência o que ela tem a nos oferecer. Conforme ensina a filosofia zen, quando superamos os problemas, em vez de resistirmos a eles, com todas as nossas forças, a vida começa a fluir.

Algumas dicas de como mudar a visão com relação aos nossos pequenos problemas.

- Pergunte-se: Que importância isso terá daqui um ano?
Uma das melhores maneiras de se conscientizar se um problema é realmente importante é perguntar-se qual a relevância isso terá em sua vida daqui um ano. Assim, mesmo durante o calor de uma discussão, de uma dura crítica ou de um "não", talvez você perceba que aquilo não tem a minima relevância. Amplie suas perspectivas.

- Deixe a glória para os outros
Quando vivemos em busca de aprovação e elogios, nunca teremos paz e sucumbimos á menor crítica.
Faça a sua parte da melhor maneira possível, mas não viva em função do mérito. É muito melhor ser reconhecido quando você menos esperar do que viver frustrações constantes pela falta de aprovação.

- Faça uma lista de prioridades
Se você morresse amanhã, sua caixa de entrada continuaria cheia, sua mesa lotada de papéis e a sua conta bancária no vermelho. Viver não é cumprir tarefas, reveja o que é mais importante para você e que atenção tem dado a si mesma, a sua família, aos amigos e ao amor. Sempre haverá tarefas a cumprir. Independentemente de quem seja ou do que você faça. Nada é mais importante do que ser feliz. 

- Observe seus pensamentos
O pensamento negativo é como uma bola de neve. Você começa a prestar atenção demais no ruim, no problema, na falta e quando menos percebe já está se sentindo pequenina, engessada, incapaz de resolver tudo. A solução é acordar para o que está acontecendo em sua mente antes da imensa bola se formar, quanto mais rápido interromper o ciclo, melhor. Diga a si mesma: " Não vou dar continuidade a isso. É hora de resolver a questão por vez."

- Estar sempre certa ou feliz?
Quando defendemos obsessivamente nossas opiniões e queremos todo custo convencer nossas opiniões gastamos muita energia mental, quase sempre, afastamos as pessoas. Abra-se para opiniões novas e diferentes, é um erro achar que só existe uma maneira de fazer as coisas. Deixe que cada pessoa pense como quiser e só dê a sua opinião se for solicitada, evite a discórdia.

- Faça as pazes com a imperfeição.
A busca pelo erro zero leva a uma obsessão permanente por resultados. Não é só nosso armário bagunçado, o aranhão no carro ou os quilinhos a mais que nos incomodam. Mas tudo o que diz respeito ao outro também. Ao vermos o "erro", perdemos a chance de ser gentis, de exercitar a paciência, de respeitar a diferença e daí vem as tempestades. A estratégia para vencer esse comportamento é começar a enxergar o que há de bom em si mesmo, nos outros e na vida. Lembre-se: trata-se de um exercício constante.

Trecho tirado de uma reportagem da Revista Bons Fluidos de Abril de 2011.


Aliás todas as estratégias são um exercício diário não acham? Não custam relembrar, pois muitas vezes na hora do stress e da ansiedade esquecemos essas valiosas lições.




















Um comentário:

  1. Olá Fernanda, adorei o post!! Percebi que tenho dado muita importância a coisas que não me acrescentam em nada...amei as dicas!!

    Tenha um ótimo final de semana!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir

Namastê!