domingo, 1 de novembro de 2015

O que eu aprendi ao meditar nas ruas


Não procuro na internet, ou em qualquer canal de informação ler notícias
ruins. Alguns dizem que isso é ficar alienado.
Eu penso o contrário, acredito que é permanecer sem tanto medo,
tanta negatividade. E andando por aí, encontrei uma reportagem da Revista Vida Simples,
bem interessante. O que aprendi ao meditar nas ruas. 

Um grupo em São Paulo se encontra para meditar em lugares que a tranquilidade
não é lá seu forte. Eles se reúnem em um lugares públicos, e como manter a paz e a tranquilidade
em um lugar assim? Não há lugar fixo e todos são bem vindos.
O convite e o próximo destino é informado em redes sociais. 
Quem coordena os encontros é monja Waho, uma das discípulas da monja Coen.

"A proposta da meditação, especificamente do zen-budismo, é sentar-se em silêncio. Não significa calar a mente, como se nada existisse. Mas sim perceber, escutar e acolher o que vier sem julgamento – para mim, a parte mais difícil. Afinal, a gente adora julgar os outros e a nós mesmos o tempo todo"

"Vivemos tão isolados e distantes uns dos outros, atrás de muros altos, cercas elétricas e vidros de carros fechados. Essa nova prática, de meditar uma vez por semana na rua, tem suavizado minha relação com a cidade (porque tem horas que dá vontade de fugir do caos). Esse contato íntimo com as ruas me fez perceber  que toda essa camada de proteção também está dentro de nós, dentro de mim. Sou testemunha de que existem moradores da cidade com o desejo de mudança. Cada uma das cenas que presenciei, das pessoas e movimentos urbanos que conheci, eram apenas ideias vagas na minha cabeça que se tornaram experiências reais. Quem sabe, se derrubarmos nossos muros internos, viver na cidade se torne mais leve, menos inóspito e mais acolhedor? “A abertura não vem de resistirmos aos nossos medos, mas sim de passarmos a conhecê-los bem”, diz a americana e monja budista Pema Chodron. Aos poucos, as ruas têm se tornado extensão da minha casa. Nelas, sinto-me cada vez mais à vontade. Chego e já vou sentando.."

Achei tão interessante essa proposta. Minha professora de Yoga sempre nos diz
que não devemos estar condicionado a só ter Paz e a encontra-lá em um ambiente tranquilo.
Devemos acessa-lá em qualquer lugar. Essa de meditar nas ruas no mínimo é
uma proposta interessante.

A experiência completa do grupo vocês encontram aqui





Um comentário:

  1. Oi Fernanda,

    Já vi esse grupo meditando no meio da avenida Paulista, acho interessante, mas não é para mim. Sou filha do silêncio, qualquer ruído para mim é incômodo, meus ouvidos são muito sensíveis. Evito até sair de casa às vezes só para não ter que bombardeá-los com os ruídos das ruas.
    Tem dias em que até a música me incomoda. Não é sempre que consigo ouvir.
    Bjs

    ResponderExcluir

Namastê!